Anos 2010

Lista dos longas-metragens brasileiros lançados durante a década (2011-2020)

ARTE DNA COR HORIZ 2.png
Logo tipologia branco PNG menor.png

Para a composição dessa lista, assim como fizemos nos anos 90 e 2000, consideramos na maior parte da década como definição para o conceito de "longa-metragem de cinema" os filmes com direitos majoritariamente brasileiros e duração maior do que 60 minutos que tenham tido exibição pública no que chamamos de "situação cinema" (ou seja, numa tela de projeção, frente a uma plateia ampla). Complementarmente, para determinar o ano da datação do filme, optamos sempre pela data da primeira exibição pública registrada.

 

No entanto, é necessário registrar que a pandemia do coronavírus no ano de 2020 nos obrigou a ampliar esse conceito, visto que, durante a maior parte deste último ano da década, as salas de cinema ficaram praticamente fechadas, as aglomerações em plateias extremamente restritas, e a maior parte dos festivais de cinema (onde a primeira exibição de uma maioria destes filmes acontece) praticamente todos migraram para o formato online. Portanto, para o ano de 2020 foi necessário abrir e ampliar o conceito, incorporando as exibições online, mas seguindo nos atendo aos materiais pensados e produzidos originalmente para exibição cinematográfica. Seguramente estes são conceitos que precisarão ser revistos para décadas futuras, inclusive pelas incertezas e inseguranças que ainda restam acerca da retomada das exibições e eventos em cinema, mas também pelo processo migratório em curso do foco da exploração do mercado das salas de cinema para as plataformas de streaming e afins.

 

Não realizamos neste momento essa alteração de maneira mais ampla porque ainda há muitas perguntas não apenas em processo como de difícil resposta, que exigirão seguramente repensar o conceito de longa-metragem face a conteúdos de longa duração absolutamente heterogêneos que circulam em plataformas e sites de compartilhamento sem terem relação direta com a construção do que se convencionou entender com este formato. Estas perguntas pedem a distância no tempo dos dez próximos anos. Mas para este registro dos anos 2010 como se deram, acreditamos na relevância ainda dos critérios norteadores acima expostos.

 

Finalmente, é essencial relembrar que, como um banco de dados exclusivamente na internet, nosso desejo não é fazer dessa uma lista "escrita em pedra". A pesquisa para sua realização foi intensa, mas sabemos que podemos ter deixado com que filmes eventuais escapassem ou que tenhamos nos equivocado nas datas de suas primeiras exibições. Nesse sentido, incentivamos que qualquer correção, adição ou afins nos seja enviada pelo nosso email de contato, para que analisemos o pedido, e façamos os devidos ajustes. A história do audiovisual, cada dia mais, é viva.